segunda-feira, 7 de junho de 2010

Finalizando uma etapa para começar outra

Hoje tive a orientação quase que conclusiva com a orientadora Renata Alencar. Após corrigir um errinho aqui, propor uma melhora ali, está revisado o último capítulo da fundamentação teórica de minha monografia que explica um pouco sobre as especificidades da linguagem audiovisual. Após colocar no papel (ou melhor, no Word) as modificações propostas, posso virar esta página e dar o 7º período como concluído. Bem, pelo menos nesta disciplina.

No próximo semestre iniciarei a análise dos vídeos escolhidos como Corpus Empírico. Foram três os eleitos, sendo que dois deles que tratam do assunto principal proposto e são denominados Dove Evolution e Beauty Pressure, divulgados pelo "the dove self-steem fund" (Fundo/Fundação Dove pela auto-estima).

Os vídeos da Dove pretendem demonstrar às pessoas que a beleza e perfeição exibidas pela mídia são, na maior parte das vezes, construídas (Evolution) e o outro, Beauty Pressure, nos alerta para o fato de que devemos conscientizar nossas crianças e educá-las de modo a "fugirem" desta maratona de privações alimentares, ginásticas abusivas, medicações e cirurgias plásticas desnecessárias e baixa auto-estima despontadas pelas imposições midiáticas sobre como devemos ser.

Para contrapor esta linha de discussão que pretende introduzir todos os tipos físicos de pessoas em campanhas publicitárias de produtos e ideias relacionados à beleza, escolhemos um terceiro vídeo, que apresenta justamente o paradigma da beleza associada à magreza: Perfume Hypnôse Senses , da marca de cosméticos francesa Lancôme.

O propósito deste vídeo é perceptivelmente paradoxal aos vídeos da Dove; enquanto o da Lancôme exalta os atributos da modelo magra, loira de cabelos lisos e olhos azuis e nos propõe fazer a conexão entre o nome do perfume, Hipnose (em português) e a beleza hipnótica da modelo, a intenção da campanha da Dove seriam mensagens de auto-estima como: “aceite seu corpo como ele é”, “nem toda beleza usa manequim 36/38”, “para ser bonito, seu cabelo não tem que ser liso” e englobam mulheres “reais”, não-atrizes ou modelos, negras, brancas, asiáticas, ruivas, morenas, cabelos anelados, cabelos lisos e de vários portes físicos. Os vídeos da Dove escolhidos passam mensagens sobre como a mídia mostra imagens de beleza muitas vezes irreais e/ou modificadas ou muito cruéis e perigosas para pessoas que se encontram com a auto-estima abalada e, sob este ponto de vista, o comercial do perfume Hypnôse Senses seria um ótimo exemplo disso.

A ansiedade de começar o que está por vir foi, temporariamente, sobreposta pelo sentimento tranquilizante de ver que uma longa etapa chegou (maravilhosamente bem, diga-se de passagem)ao fim.

BOA SORTE A TODOS!

Oitavo período: lá vamos nós!

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