segunda-feira, 12 de abril de 2010

Qual a relevância?

Ontem, em pleno domingo, estava eu a corrigir a Monografia para entregar hoje, segunda-feira. Uma cópia para a orientadora "comunitária", como costumo brincar, e outra para o primeiro parecerista, possível futuro orientador.

Revisadas, impressas e encadernadas, lá se foram elas, as cópias. Dois exemplares de minha filha em gestação. Minha cara Monografia, consumidora de grande parte do meu tempo, dedicação e inspiração.

Interessante como nutro por ela um sentimento realmente materno, como quem cria, corrige e direciona para o melhor caminho um filho, para que possa vê-lo florescer. Assim ela vai encorpando, amadurecendo, crescendo, e com ela, as minhas expectativas de ver o seu resultado final.

Como ficará ela após um ano e meio de evolução? Agradará a mim e àqueles que a observaram progredir e que por ela torceram? Espero que sim.

Parte do que tive que complementar ontem foi a Justificativa. Pediram-me para explicar e explicitar melhor o "porquê de existir", se assim posso dizer, de minha filha. Precisava criar meios de dizer qual a sua importância para a Sociedade, Comunidade Acadêmica e, ironicamente, para mim. Tarefa árdua mas que encarei com seriedade.

Penso e escrevo algo suficientemente convincente para explicar sua relevância para os 2 primeiros grupos citados e descanso os dedos no teclado, batucando delicadamente. Ponho-me a ponderar: "e para mim?". Como traduzir para outros, de forma coerente, racional, justificada e acadêmica o valor que minha criação tem para mim?

Bem, como dizem amplamente na linguagem popular, não existem mães com filhos feios, mas também sei que não é esse tipo de valoração que me pedem no momento. Apenas preciso justificar para a banca examinadora e demais leitores, qual a validade de minha cria.

Decido ater-me ao básico, afinal, quem fala pouco, não comete muitos erros. Eis o resultado:

"A relevância desta pesquisa para os autores e para a comunidade acadêmica se encontra na atualidade do tema, que estuda o padrão de beleza contemporâneo e as propagandas dissidentes a ele, que foram produzidas nos últimos cinco anos e ainda estão sendo trabalhadas midiaticamente. Além disso, o presente estudo possibilita a leitura e releitura de autores importantes para o campo da Comunicação que já foram previamente abordados ou citados em várias das disciplinas do curso vigente, proporcionando maior imersão nos conteúdos, além de possibilitar o inter-relacionamento e cruzamento das disciplinas de Comunicação com um pouco de Sociologia e de Psicologia. É um tema bastante em voga e de fácil comprovação para qualquer pessoa que venha a ler sobre ele.

Quanto a sua relevância para a Sociedade, podemos dizer que se aplica tanto para as áreas comunicacionais quanto sociológicas, como citado acima, pois abre espaço para discussão sobre o modo como recebemos e aceitamos os produtos midiáticos que nos são transmitidos, sobre como os discursos incutidos nestes se modificam ao passar do tempo, qual a intenção destes novos discursos, se são eficazes ou não e se possuem influência real em nossos comportamentos e preferências de consumo."

Um comentário:

  1. trate bem sua filha, deixe-a espelhar em você e terá a certeza de que trará felicidade a muitos!
    A mãe, que escreve tão bem, com certeza terá uma filha bem escrita.
    Sucesso! As duas merecem.

    ResponderExcluir